sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Adenoma pleomórfico na glândula parótida

Primeiramente, gostaria de esclarecer que este artigo não é escrito por um especialista, mas sim por um paciente. Resolvi escrevê-lo, pois eu desejava ler um artigo como este logo que diagnostiquei o tumor, mas não encontrei. Todas as informações explicitadas  aqui foram adquiridas por mim ao longo dos três anos (e três cirurgias) que enfrento esse tumor. Talvez elas sejam úteis para alguém! Bom, lá vamos nós.

O que é adenoma pleomórfico? Como ele é diagnosticado?

Glândula salivar parótida indicada acima por "Parotid gland"
O adenoma pleomórfico é um tumor benigno que ocorre nas glândulas salivares, sendo mais comum na glândula parótida, a glândula salivar mais acometida por essas lesões neoplásicas. Apesar de sua natureza benigna, o tumor caracteriza-se pelo alto índice de reincidência, ou seja, há uma grande probabilidade de reaparecer. Seu crescimento é indolor e relativamente lento, apresentando-se firme e móvel à palpação (a menos que seja encontrado no palato). A maioria das lesões diagnosticadas acometem pacientes com idade entre 30 e 60 anos, com certa predominância no sexo feminino. Há uma pequena probabilidade da evolução do adenoma pleomórfico para um carcinoma, neoplasia (proliferação e formação atípica de determinado tecido) de natureza maligna. A única forma de tratamento é a remoção cirúrgica do tumor e/ou da região lesionada, procedimento chamado de parotidectomia.
Diagnosticar um adenoma pleomórfico, principalmente na glândula parótida, é uma tarefa difícil no seu início pela suas características assintomáticas. Sendo assim, normalmente o paciente, com a intenção de descobrir o crescimento anormal de alguma glândula salivar (no caso, a parótida), vai ao profissional de saúde, onde passa inicialmente por uma anamnese (entrevista em que o paciente conta ao médico os fatos relativos a uma possível doença, ponto de partida no diagnóstico de qualquer doença) e por exames físicos, ou seja, o início do diagnóstico é essencialmente clínico. Com a execução do exame clínico, o profissional da saúde certamente receitará alguma ecografia e/ou tomografia da região. No caso da glândula parótida, a região chama-se pré-auricular. Com os resultados dos exames, certamente será marcada a cirurgia e os exames pré-cirúrgicos (raio-x do pulmão, exame de sangue, etc).

Passei por três cirurgias dessas, e, pelas minhas experiências posso dar algumas informações, dicas e conselhos. As três foram de anestesia geral. O procedimento cirúrgico dura de 2 a 4 horas. O tempo de internação no hospital após a cirurgia varia de 1 a 3 dias, entre a sala de recuperação e o quarto. O inchaço do rosto vai diminuir à medida que os dias passam. A parotidectomia superficial deixa seu rosto um pouco aprofundado sim; logo depois da cirurgia, fica aprofundado e inchado, o que nos deixa parecendo um monstro, mas não é esse o resultado final. Não é nada muito visível, nem a cicatriz vai ficar muito visível. Se ficar alguma sequela nos movimentos da face, esforce-se para fazer movimentos com o rosto o máximo que puder: rir, assobiar, cara de assustado, enrugar a testa, etc. O tempo de recuperação dos nervos faciais é de 6 meses. Tome banho tranquilamente: a cicatriz não vai arder, e não tem nenhum problema; apenas tome cuidado na hora de secar a região. Nas minhas recuperações, tomei ibuprofeno e paracetamol, um combo analgésico muito forte, que nos deixa com muito sono e com o temperamento alterado. Cerca de uma semana e meia após a cirurgia, seu rosto já não está mais inchado como antes. Dependendo da lesão no nervo facial, os movimentos do rosto podem voltar parcialmente (e até totalmente, dependendo) após alguns meses. Procure um fisioterapeuta. Exercite seu rosto! E não se preocupe: cicatrizes são histórias para contar.

(Saiba mais da minha história clicando aqui e aqui.)

Na glândula parótida, o método tradicional é a remoção da região superficial da glândula, conforme se pode ver no vídeo abaixo:


Há cirurgias filmadas disponíveis no YouTube. Não as coloquei aqui porque as imagens podem ser fortes dependendo da pessoa. Então, se você quiser ver uma cirurgia real, pesquise por "parotidectomy" ou por "pleomorphic adenoma". Relembrando: assista apenas se você tiver estômago forte.

Risco de sequelas da parotidectomia

A parotidectomia não é uma cirurgia fácil. Segundo os médicos que me operaram, nenhum profissional gosta de realizar essa operação pela sua dificuldade. 

Como se pode ver na imagem à esquerda, o nervo facial passa bem na região onde se localiza a glândula parótida. Na verdade, a glândula envolve o nervo e suas ramificações. Devido a esse fato, é quase impossível que o nervo não seja tocado durante o procedimento cirúrgico, em alguns casos o nervo pode ser retirado, o que causaria paralisia facial permanente do lado afetado. Ou seja, em algum nível o nervo facial vai ser atingido, o que significa que, após a cirurgia, o paciente pode ficar com os movimentos da face afetados temporária ou permanentemente, dependendo do tipo da lesão no nervo facial. O tempo de recuperação do nervo é de até 6 meses após o procedimento cirúrgico.

A síndrome de Frey também é uma sequela observada após parotidectomia. Os sintomas mais comuns são liberação de uma espécie de suor e de uma sensação de calor na pele da região da glândula parótida durante a mastigação. Em alguns termos mais fáceis, é como se as fibras da salivares da parótida se unissem às fibras sudoríparas subcutâneas; logo, durante a mastigação, além de se produzir saliva, produz-se ao mesmo tempo suor e a sensação de calor na pele.

Há relatos de pacientes que suam bastante a região ao ponto de ter que fazer as refeições sempre acompanhado de papéis-toalhas a fim de secar o líquido produzido. No meu caso, na minha segunda cirurgia (já passei por três), fiquei com uma síndrome intensa logo depois da cirurgia, mas depois foi aliviando. Hoje a região sua enquanto mastigo, mas nada muito anormal.

O lóbulo da orelha pode ficar sem sensibilidade por algum tempo após a cirurgia. Após a minha segunda, fiquei de 2 a 3 meses sem sentir a parte inferior da minha orelha. Leia mais informações sobre esse assunto no link: http://www.oncoguia.com.br/site/interna.php?cat=159&id=3367&menu=2.

ATUALIZAÇÃO 07/09/2013

As minhas sequelas

Na primeira cirurgia, que foi apenas a retirada do tumor (sem retirar a parótida), eu perdi o movimento de enrugar a testa do  lado onde fui operado (lado direito). Passados 5 meses, eu estava com o movimento praticamente recuperado.

Como o tecido lesionado não havia sido retirado, o tumor voltou. E, na segunda cirurgia, foi a minha parotidectomia superficial em si (remoção do tumor e da parte superficial glândula, como no vídeo acima). Então, eu perdi novamente o movimento de enrugar a testa, que voltou menos da metade. O movimento de sorrir também havia sido prejudicado, mas este voltou completamente após o inchaço passar e o nervo correspondente se recuperar (cerca de 3 ou 4 meses). Mas, como sobra um pouco mais de pele após a cirurgia, eu fiquei sem covinha na hora de sorrir de um lado.

E agora, na minha terceira cirurgia, estou com praticamente todo o rosto paralisado no lado direito, tendo apenas o movimento do lábio inferior e o queixo. Devo usar de hora em hora um colírio (Lacrima Plus), pois o olho resseca com facilidade. Na hora de tomar banho, tenho que fechar o olho com um dedo na hora de tirar o shampoo, e, mesmo assim, quase todo banho dá uma ardida. Dar risada é um pouco complicado psicologicamente no início: o sorriso não abre no lado direito. Isto incomoda um pouco, mas, depois que se entende o que poderia ter acontecido na cirurgia (que. como se viu, não é nada fácil), a gente vai se acostumando. No segundo dia após a cirurgia, meu olho inchou bastante; parecia que eu tinha levado um soco. Cerca de 4 dias depois, já estava normal, mas ficou um pouco roxo. Em uma semana, o roxo já voltou ao normal. Ah, e durante os 10 dias posteriores à cirurgia, eu sempre tomei Ibuprofeno (a cada 8 horas) e Paracetamol (a cada 6 horas).

Fisioterapia

Ontem, dia 06 de setembro, comecei pela primeira vez a fazer fisioterapia. Eles utilizaram um técnica chamada FES (Functional Electrical Stimulation), livremente traduzido como estimulação elétrica funcional ou eletroestimulação funcional. A técnica consiste em usar o aparelho FES, que através de eletrodos, libera pequenas descargas elétricas na região afetada, ocasionando a contração dos músculos afetados, estimulando, assim, a região. As descargas são feitas por pulsos. Por exemplo, são 4 segundos de descarga e 3 de pausa. No meu caso, são sessões de 25 minutos. A sensação de receber a primeira descarga do FES não é muito agradável, e a gente até se assusta um pouco, mas é apenas uma questão de habituação.

Esperei a fisioterapeuta sair da sala e tirei uma foto para vocês verem como é:


A fisioterapeuta que está me atendendo e uma amiga minha, também fisioterapeuta, indicaram um exercício que pode ser feito em casa. O exercício consiste em passar um cubo de gelo diretamente na região afetada, e, então, tentar fazer o movimento. Por exemplo: no caso do movimento da testa, passe o gelo mais ou menos na região do nervo afetado, e tente enrugar a testa. Passe o gelo novamente e tente enrugar a testa. E faça o mesmo com todos as regiões com os movimentos afetados. É fácil, e só precisa de um gelo e um espelho.

ATUALIZAÇÃO 04/05/2012

Bom, depois de 8 meses da última cirurgia e sem escrever nada aqui, e com o alto número de pessoas que consegui ajudar com informações, sinto-me na obrigação de atualizar este artigo para falar um pouco mais do que tem acontecido comigo e, dessa maneira, ajudar o maior número de pessoas possível.

Em janeiro de 2013, começou a ocorrer uma melhora nos movimentos que havia perdido. Em fevereiro, já conseguia sorrir no lado direito um pouco mais e fechar quase todo o olho direito. Nada 100%, mas muito significativo para quem estava preparado para o pior.

Eletroneuromiografia


Após 40 sessões de fisioterapia, tive de fazer um exame chamado eletroneuromiografia, cujo objetivo é verificar o grau da lesão provocada pelos procedimentos cirúrgicos no nervos e músculos faciais. O exame consiste em colocar um eletrodo que perfura a pele como uma agulha de acupuntura e se pede ao paciente que realize alguns movimentos musculares voluntários. No caso, o médico colocou esse eletrodo em duas posições abaixo do olho e outra ao lado da boca. Com um outro aparelho, o médico libera um pequeno impulso elétrico para diagnosticar a região em que se encontra o eletrodo. É bem como a foto ao lado, só que no rosto. Confesso que fiquei bastante nervoso antes de realizar esse exame, pois sabia que iria doer em alguma intensidade. Na verdade, dói um pouco sim, mas é rápido. O exame todo deve ter durado no máximo 10 minutos.

Radioterapia

Como vocês já leram, o adenoma pleomórfico é benigno, mas tem a característica de recidivar. Pois é, mesmo depois da terceira cirurgia, parece que ele quis dar as caras de novo. Então, resolvi procurar ajuda num outro médico. Com a ajuda financeira de algumas pessoas especiais, consegui me consultar com um dos melhores cirurgiões pescoço-cabeça e especialistas nesse tipo de tumor. Para resumir, ele pediu que eu fizesse alguns exames, como a eletroneuromiografia que citei acima e uma tomografia computadorizada com contraste (sim, aquela substância que se coloca no sangue). Com os resultados, ele considerou que o que estava aparecendo na região operada realmente poderia ser uma recidiva do tumor. Esse doutor me receitou algo que os outros médicos não receitaram e que eu tinha lido em vários artigos científicos: radioterapia. (No meu caso, só comecei a realizar as sessões de radioterapia depois de ter alguma recuperação dos movimentos, que começou a ocorrer apenas no quinto mês após a última cirurgia. Comecei de fato a realizar esse procedimento 8 meses após minha última cirurgia, em abril de 2013. Esse tempo pode variar de caso para caso.)

Pesquisei em diversas clínicas, mas o valor do tratamento sempre ficava acima de R$ 11.000,00, um valor acima das minhas possibilidades e para qual não estava preparado. Sem convênio médico, tive de recorrer ao SUS. Para a minha surpresa, a parte burocrática do SUS foi bem rápida até: em 2 meses eu estava fazendo a minha primeira sessão. Tive de realizar outra tomografia computadorizada com contraste para que se estudasse a região a ser irradiada. E também tive que fazer uma máscara para a realização das radioterapias, como a da foto ao lado. É uma massa quente que estica no rosto e que, depois de alguns minutos, enrijece.

O tratamento ocorre numa sala que contém um aparelho enorme, com uma mesa em que o paciente se deita  e tem sua cabeça fixada pela máscara feita alguns dias antes. Não se sente dores nem mesmo sensação de calor durante as sessões. E é realmente muito rápido: cada sessão dura cerca de 10 minutos. O técnico prepara o paciente na mesa, prende-lhe a cabeça e prepara a máquina. Quando ele sai da sala, alguns segundos depois o aparelho faz um barulho agudo. Enquanto esse barulho estiver acontecendo, ele está liberando radiação sobre a região tratada.

Foram marcadas 28 sessões de radioterapia, das quais 9 já foram realizadas. Segundo a enfermeira que me passou algumas orientações, a pele da região irradiada escurece ao longo do tratamento, o que já posso notar. Minha pele naquela região está avermelhando aos poucos. Ela também falou que a boca ficará mais seca, e, consequentemente, algumas dores de garganta podem ser comuns. Também já sinto esses sintomas.  Preciso beber muita água, conforme sua recomendação. Mas, depois do tratamento, esses sintomas vão desaparecendo com o tempo. Ademais, os médicos receitaram compressas com chá de camomila na região. Também utilizo um creme de camomila para tratar a pele irradiada.

- Assim que eu acumular mais informações, atualizarei o artigo.

- Perdoem-me a demora para responder os comentários aqui e as mensagens no Facebook. Na medida do possível, estarei respondendo todos vocês. É muito bom ver que consigo ajudar pessoas de diversos lugares do Brasil com este artigo. Obrigado pelo feedback!

- O segredo é não desanimar. Temos que enfrentar isso

Foi criado um grupo no Facebook com o objetivo de compartilhar relatos e experiências relacionadas a tumores na glândula parótida. Se você gostaria de participar, acesse: https://www.facebook.com/groups/425547010877283/.

Dica: se você saber ler em inglês, há uma grupo no Facebook chamado I had a Malignant or Benign Parotid Gland Tumor, onde cerca de 160 membros compartilham suas histórias, e relatam suas cirurgias, suas recuperações. É um espaço muito bacana que eu descobri há pouco tempo. Vale a pena dar uma conferida!

Sou leigo no assunto, e este artigo tem caráter totalmente introdutório. Se você quiser estudar mais sobre o assunto, consulte as referências bibliográficas abaixo.

Referências bibliográficas

LAWALL, M. A.; SIMONATO, L. E.; RIBEIRO, A. C. P.; CRIVELINI, M. M.; MORAES, N. P. Adenoma Pleomórfico: relato de caso clínico. Revista de Odontologia da Universidade Católica de São Paulo: São Paulo, set-dez 2007. Disponível em: http://www.cidadesp.edu.br/old/revista_odontologia/pdf/6_setembro_dezembro_2007/adenoma.pdf

CARBONI, S. S. C. M. Padrão de expressão das GTPases Rho em adenoma pleomórfico de parótida. Universidade Federal do Triângulo Mineiro: Uberaba, 2011. Disponível em: http://www.uftm.edu.br/patolo/cpgp/imagem/Tese_SimoneCarboniME.pdf

KLIGERMAN, J.; LIMA, R. A.; DIAS, F. L.; BARBOSA, M. M.; FREITAS, E. Q.; SÁ, G. M. Complicações das cirurgias dos tumores das glândulas salivares. Seção de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital do Câncer I/INCA: Rio de Janeiro, 2003. Disponível em: http://sbccp.netpoint.com.br/ojs/index.php/revistabrasccp/article/viewFile/56/52.

SANTOS, R. C.; CHAGAS, J. F. S.; BEZERRA, T. F. P.; BAPTISTELLA, J. E.; PAGANI, M. A.; MELO, A. R. Prevalência da Síndrome de Frey após parotidectomia parcial. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia: vol.72, n.1, São Paulo, jan-feb 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992006000100017.

AZENHA, M. R.; MARZOLA, C.; CAPELARI, M. M.; GUZMAN, S. Tumor benigno das glândulas salivares (adenoma pleomórfico): apresentação de três casos. UNIMEP: Piracicaba, 2008. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/FOL/article/download/70/27


86 comentários:

  1. Nossa.... Tenho inchaço nos dois lados do rosto, na parotida mesmo... Nao posso me alimentar com nada mais cítrico ou com mais tempero que já incha... Não sei o que é , o médico que devo procurar seria um otorrino?!?!? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alinne!

      Parece-me uma inflamação, mas indico a procura primeiramente por um clínico geral, pois não sabemos ao certo do que se trata. Certamente ele indicará exames que diagnosticarão o que tu tens e te orientará no tratamento.

      Assim que diagnosticares o que tu tens, por favor, escreva aqui, pois tenho certeza de que o teu comentário ajudará outras pessoas.

      Melhoras! :)

      Excluir
  2. Fiz uma cirurgia de parotida no sabado 27/10/2012 estou bem mas com os sintomas da sua primeira cirurgia. Tbm procurei saber se varias coisas e como vc nao tinha, acho q oq vc drescreveu acima é exatamente oq uma pessoa qdo diagnosticada com o Adenoma quer saber. PARABENS que Deus esteja com vc. Ahhhh qual seu cardapio no pós??? DEBORA KELY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha alimentação ficou limitada a coisas fáceis de mastigar, pois o meu lado direito doía muito e estava com a abertura bucal bastante limitada devido à cirurgia.

      Muito obrigado pelo seu comentário! Foi para pessoas como você que escrevi esse post.

      Que Deus te abençoe, querido.

      Abraço!

      Excluir
    2. Oi Jonathan sou a Debora q escreveu acima é q estava no blog do meu filho, faço parte da sua da nossa pagina no face e todas as vezes q ajudamos alguem la com troca de informações e experiências peço a Deus que abençoe sua vida sabe. Suas informaçoes são muito importantes. A PAZ DO SENHOR MEU AMIGO FICA COM DEUS E Q ELE TE ABENÇOE

      Excluir
  3. ola!meu nome e thays e eu estou adnoma pleomorfico vo ter que fazer a cirurgia esto com muito medo choro todos os dias com medo de ficar com alguma deficiencia facial sera que todas as cirurgias deixam sequelas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende, querida. Depende muito da localização do tumor, do quanto terá de ser retirado da glândula e do quanto o nervo facial terá de ser manipulado durante a operação. Mas fique tranquila; lembre que o importante nesse momento é você ficar bem. Se ficar alguma lesão, talvez ela seja reversível. E, se não for, a gente aprende a viver com ela. Fica na paz, certo?

      Excluir
  4. Bom tarde Jonathan! Excelente esse seu blog!Hoje faz duas semanas que eu fiz a cirurgia da retirada de um tumor na parótida esquerda e terei que fazer outra cirurgia ainda não marcada para retirada no lado direito também, mas minha dúvida é que hoje tenho dificuldades de movimentar meu lábio superior no lado esquerdo e fechar completamente os meus olhos e mexer a bochecha, mas meu medico não indicou para fazer fisioterapia somente para passar os dedos abertos para passarem no lado esquerdo em direção ao lado direito, minha dúvida é o seu médico mandou vc fazer fisioterapia dês da primeira cirurgia? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Shirlei!

      Muito obrigado pelo seu comentário. Também gostaria de pedir perdão pela demora.

      O meu médico só indicou fisioterapia na minha terceira cirurgia. Das outras vezes, o movimento voltou ao normal (ou quase normal) em torno de uns 5 ou 6 meses.

      Dessa vez, creio que meus movimentos não voltarão. Aliás, tenho que (e vou!) atualizar esse post assim que possível.

      Teu médico te indicou um exercício parecido com os que fiz nas fisioterapias. Continue fazendo esse exercício, e tente aquele com gelo que indiquei ali no post.

      Estou à disposição para o que precisar.

      Abraço!

      Excluir
  5. Muito obrigada Jonathan pelo seu retorno!!vc não sabe o quanto esse blog me ajudou e espero suas atualizações.Mas colocarei seu nome nas minhas orações para sua recuperação,pois para Deus nada é impossível.
    Forte abraço fica com Deus

    ResponderExcluir
  6. Que vc e todas essas pessoas que sofrem com essa doença ou qualquer outra sejam abençoados por Deus. Sofro da mesma coisa e há anos tento minha cirurgia. Só Deus para dar conforto nas nossas vidas diante de tanta dificuldade que encontramos na saúde pública. Sou do Rj e há quase 6 anos tento pela intervenção cirurgica. Mas tudo tem o seu tempo!!! Grande abraço td de melhor pra vc.

    ResponderExcluir
  7. Fui diagnosticada há três anos com adenoma. Fiz uma biopicia com punção guiada por ultrassom, que foi muito dolorosa. Não haviam células cancerígenas coletadas, mas com indicação cirúrgica. Até agora nso tive coragem de operar, mas estou sentindo desde de atarde de hoje um incômodo, que espero nao ser algoma complicação. Mas emfim, tomei coragem e em breve realizarei a cirurgia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca! Me encontro na mesma situação sua porém com um pouco mais de tempo. Não perca sua fé e não desanime. Precisamos ser forte e encarar a situação. Um grande abraço.

      Excluir
  8. Obrigado por compartilhar suas experiencias, estou com o mesmo problema e antes de ler teu artigo estava bem desorientada, estou um pouco melhor depois de ler tua luta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que bom poder ajudá-la.

      Força para enfrentar!

      Conte comigo.

      Jonathan.

      Excluir
  9. Olá, me chamo Lessandra, e também fiz a cirurgia de parotidectomia total do lado direito (com preservação do nervo facial)em março de 2013. Como aquele inchaço era indolor fui deixando de lado, não me atrapalhava em nada, quando me consultei com o cirurgião de cabeça e pesçoco (em janeiro/2013), veio aquele desespero, pois me perguntou como eu deixei chegar naquele tamanho (e não era tão grande assim.rs). Dai,eu fiu pesquisar na internet, e não há muito sobre o assunto, mais achei o seu blog e gostei, li e reli antes da cirurgia.
    O que achei muito, foi cirurgias filmadas no youtube. Assisti umas, daí fiquei com aquilo na cabeça, pensando que daqui um mês seria eu (não recomendo fazer isso).
    O cirurgião me deu aquela papelada para realizar os exames pré operatório, explicou como iria ser a cirurgia, falou das estatíticas que 80% é benigno, e com o passar dos anos pode se alterar para maligno(então a cirurgia deve ser feita, sim, sem medo). Falou também da paralisia temporaria do nervo facial.
    Então, retirei a parótida inteira do lado direito (e o adenoma era grandinho, eu vi ele antes de ir para biopsia), a cirurgia foi tranquila (me operei no sabádo as 16 horas, e no domingo as 20 horas tive alta). Parte da minha boca do lado direito ficou paralisada, e também não dava para abrir a boca muito (só sopa, sanduichão nem pensar, só se fosse bem picadinho). O movimento do lábio superior voltou. Quando dou risada, ainda o meu lábio inferior direito fica imovel, e estou fazendo as fisioterapias com FES e exercícios para o movimento voltar. O local do corte ainda está amortecido, só a sensibilidade da parte superior da orelha voltou. Mas tudo isso, é de menos, o que importa é a saúde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lessandra!

      Sua história é parecida com a minha. Inicialmente eu também não dei bola para o inchaço no meu rosto. Eu mal sabia o que estava a me esperar, haha.

      Eu criei post para justamente unir tudo o que eu sabia sobre o assunto, pois, quando descobri o que eu tinha, tentei achar informações na internet, e foi meio complicado. E, com o tmepo, pessoas como você começaram a relatar suas histórias também, o que é melhor ainda para aqueles que estão querendo aprender sobre o tumor.

      Muito obrigado por vir compartilhar sua história. Ela é de muito ganho para todos nós.

      Realmente espero que você tenha forças e que fique boa logo. E, sim, o que importa é a saúde, independente dos procedimentos que são necessários para preservá-la.

      Parabéns, lutadora.

      Atenciosamente,

      Jonathan.

      Excluir
  10. O meu caso é parecido tbm, mas eu não notei inchaço e sim um caroço entre o ouvido e o queixo. Bem fui encaminhada para uma ecografia e após um punção, que fiz ontem 02/07 e doeu pra caramba. Agora estou no aguardo do resultado e ja tenho consulta marcada para o dia 11/07 para ver a análise do médico. Agradeço o seus posts pois não tinha muita informação na internet mesmo e estava com medo de operar, mas agora já estou mais tranquila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa agradecer, Carol!

      O mínimo que eu posso fazer é compartilhar o pouco que eu sei e passei.

      Se usares Facebook, tens a opção de participar do grupo "Tumores benignos e malignos de glândula parótida", que criei para as pessoas que têm/tiveram tumores como o nosso compartilharem suas experiências. Tem sido muito bacana. Se quiseres dar uma olhada, acesse este link: https://www.facebook.com/groups/425547010877283/

      Estou orando por sua cirurgia.

      Conta comigo.

      Jonathan.

      Excluir
    2. Olá Jonathan, bom dia gostaria muito da sua opinião, sobre o meu relato abaixo, não quero fazer a cirurgia agora, fazer acompanhamento do crescimento, por quanto tempo ?

      Excluir
  11. Olá Jonathan, muito gratificante suas informações, foram valiosas para discutir com meu medico. Fiz a punção e o resultado em 15/07, "quadro citológico sugestivo de adenoma pleomórfico" benigno, pelo ultrason med. 16x11mm. O Dr. Fernando Porto (ICC-Ce) foi muito claro, deve tirar a parotida D. Como tenho que operar um colesteatoma no ouvido D, vamos acompanhar o crescimento a cada seis meses, com ultrason, visto que esse nódulo esta ai há mais de 15 anos.
    Conto com o seu comentário. Quanto tempo podemos aguardar ?

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Dia 10/09 agora realizarei minha cirurgia para remoção completa da parótida direita. Minha história começou do nada: há 3 meses fui tomar banho e quando sai meu pescoço estava enorme! Até o momento eu não fazia ideia do que era a parótida.
    Fui a 2 médicos e eles me passaram 3 tipos de anti bioticos que não surtiram nenhum efeito, até que um deles me encaminhou para um cirurgião de cabeça e pescoço que pediu um ultra som e verificou a presença de um liquído e uma massa na minha parótida direita.
    O médico optou por ir direto para a cirurgia de remoção com a biópsia durante a cirurgia (sem antes haver a pulção).

    Confesso que estou com muito medo do que pode acontecer mas ao mesmo tempo confiante, é um grande misto de sentimentos...
    Gostaria de saber dos leitores e do autor do blog quanto tempo demora a internação e o afastamento do trabalho? Uns 15 dias talvez?

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, me chamo Lessandra, e fiz a cirurgia no dia 23 de março de 2013. Não precisa ter medo, para mim não doeu nada, nem antes, nem durante (lógico estava anestesiada) e nem depois, e olha que meu adenoma era grande e tive que tirar a parótida direita. Me intermei no sábado (dia 23.03) por volta do meio dia (a dieta é zero, nada de alimento e nem água) e tive alta no outro dia 24.04 às 21 horas. Tive que por um dreno e ficou 02 dias. Pena que não dá para postar foto, não das cirurgias, que nem gosto de ver, mas fotos da recuperação que foi tudo bem, da cicatriz que ficou até um charme. rsrs. O médico me deu 15 dias de licença. Com fé, e nas mãos de Deus vai dar tudo certo.

      Excluir
    2. Gente tenho o mesmo problema e terei que fazer uma cirurgia, poderiam me informar quanto mais ou menos custa essa cirurgia, tenho medo de ser muito caro, pois, minhas condições financeiras são minímas. Obrigada!!!

      Excluir
  13. Olá Jonathan, a 16 anos atrás operei pela primeira vez eu estava com 28 anos de idade, 8 anos depois tive que fazer mais uma cirurgia, agora com 48 anos de idade fiz a minha terceira cirurgia e estou indo para quarta esta semana, as duas primeiras foi tirada a por fora a terceira por dentro e quarta sera por fora. Gostaria de saber qual o tratamento adequado para este caso estou muito nervosa pois antes não me em comodava, mais hoje sinto latejar e estou muito em segura com o tratamento só com medicamento de ante ante-inflamatórios diz o medico que depois da quarta cirurgia vou passar pela quimioterapia gostaria de saber se este tratamento esta correto ou se existe outro tratamento mais eficaz, desde de ja agradeço a oportunidade de tirar minhas duvidas, e pelo artigo me esclareceu muito para mim. Vany

    ResponderExcluir
  14. Olá, meu nome é Aurete, realizei a cirurgia retirada tumor glandula parotida direita dia 10/10/2013, no mesmo dia as 21:00 tive alta, meu rosto ficou um pouco inchado, mas a recuperação está sendo ótima, o médico me deu 14 dias em casa, os movimentos do meu rosto estão normais, confesso que de inicio fiquei com muito medo, mas foi tranquilo.

    ResponderExcluir
  15. Olá Jonathan, primeiramente parabéns pelo blog, ajudou muito a tirar duvidas. Realizei minha cirurgia dia 13/12/2013. hoje completam 23 dias. Peguei o resultado da Biopsia e levarei ao medico dia 07/01/2014. Volto para compartilhar as informações para que outras pessoas possam ter acesso aos nossos casos,

    ResponderExcluir
  16. Olá meu nome é Rosa Maria e já fiz a cirurgia duas vezes, sem saber realmente o que era, voltou novamente e resolvi procurar um clínico geral que me enviou a um otorrino e não cabeça e pescoço, a consulta ainda não foi realizada, mas estou ainda com dúvidas se realmente este caso é para otorrino ou cabeça e pescoço, moro no interior da bahia e a medicina aqui é atrasada, mas estou indo à capital. Nas minhas duas cirurgias não ficou sequela e hoje já sint-me incomodada, pois sou professora e não estou conseguindo dar aulas. Gostaria de sua opinião. Continue confiando. Seu blog está ajudando muitas pessoas. A paz de Jesus!

    ResponderExcluir
  17. Olá meu nome é Cristiane fiz a primeira a 14 anos retirei o Adenoma Pleomórfico passou o tempo depois de 5 anos voltou so que eu não me preocupei pois o medico que me operou não me falou agravidade do que era so disse que era um tumor benigno so agora alguns meses atrás que consultei com cirurgião cabeça e pescoço entaõ fiquei aparar de tudo, fiz a cirurgia agora 13 de fevereiro faz 10 dias e stou muito inchada ele fez parotidectomia total com recosntrução do nervo facial e esvaziamento cervical radical e normal este inchaço?te agradeço se tu puder me responder o mais breve possível obrigado DEUS abençoe a todos

    ResponderExcluir
  18. Olá Jonathan, será que você poderia me passar o nome do seu médico especialista em cabeça e pescoço? Tenho agendado 3 especialistas, estou com muito medo, chorando muito. Mas tenho fé em Deus que vai dar tudo sorte. Vou colocar você em minhas orações!!!

    Obrigada pelo seu maravilhoso Blog.

    Luiza

    ResponderExcluir
  19. Boa noite . Meu nome é Paulo César, sou enfermeiro padrão há 30 anos e vejam só: fui acometido pelo Tumor de Whartin ( Cistadenoma papilar linfomatoso ) graças á deus, trata-se de tumor benigno, mas tive que remover totalmente a parótida direita (tinha 2,0 cm ) e parte da parótida esquerda ( 2,4 cm) . O inicio dos sintomas não foi diferente de muitos que li aqui .O aparecimento dos caroços logo abaixo do lóbulo de ambas as orelhas, indolores, palpáveis e móveis . Procurei primeiramente um clinico geral, que me informou se tratar de patologia cervical e portanto ser tratado por cirurgião de cabeça e pescoço . O período entre o diagnóstico inicial com o clinico e a consulta com o cirurgião foi terrível, período de muita aflição, insônia, depressão e a terrível medo de deformação do rosto ( não sou bonito, mas sou vaidoso (rsrsrsr) e medo da morte que para mim parecia iminente . Fui avaliado por um cirurgião muito experiente ( Dr. Julio César Martins )n, que me tranquilizou e solicitou a biópsia com punção através do ultrassom ( PAAF) que foi completamente indolor e confirmou a benignidade e o diagnóstico de Tumor de Whartin . Esperei 6 meses para poder realizar a cirurgia, pois estava em período de carência do plano de saúde e a cirurgia particular custaria no mínimo 12.000,00 ( doze mil ) até porque seria utilizado Monitor de Nervos ou Sistema NIN, que é um aparelho que ajuda a evitar lesão dos nervos . No ultimo dia 15 de Abril de 2014 realizei a cirurgia, o convenio médico cobriu o monitor de nervos . Me internei as 7 horas da manhã em jejum, as 7:30 fui para o centro cirúrgico, recebi anestesia geral . Ao meio dia estava completamente acordado e as 13:00 fui levado para o quarto, sem dor, apenas com drenos nos dois lados . As 14:00 horas já podia andar pelo quarto e corredores do hospital e navegava pela internet e dava noticias através do facebook à todos os amigos que se surpreendiam com a rapidez da melhora . As 15:00 horas tomei um belo café da tarde e as 18:00 hs jantei normalmente, pois não tive paralisia dos movimentos da face . Dormi muito bem a noite toda, as 8:00 recebi a visita médica, que retirou os drenos e me deu alta . Tomei banho, fizemos um curativo compressivo, subi num taxi e fui para casa, surpreendendo até minha mãe que já se preparava para me visitar logo mais . Fiquei em casa 6 dias de repouso " entre aspas " e já no sétimo dia já fui trabalhar . Estou hoje no 12 º pós operatório . Estou com os movimentos do rosto preservados, sinto apenas dormência em ambas as orelhas e na região próxima, já retirei os pontos, a cicatriz é mínima e a única coisa que me incomoda é que tenho tido acumulo de saliva na região próxima da incisão ( corte ) cirúrgico que chega a provocar certo inchaço e quando eu comprimo ( aperto ) ocorre extravasamento de liquido para a parte externa do rosto . Fiquei muito preocupado com essa situação, pois além do incomodo de ter que manter um curativo compressivo ( nada discreto ) tenho receio de formação de fistula, que é uma passagem anormal da saliva pelo rosto . O médico me assegurou que é muito cedo para afirmar que vai ocorrer isso, em todo o caso é a única coisa que me aflige neste momento . Se alguém desejar mais informações pode me mandar e.mail: paulocesar.novais@uol.com.br ou pelo facebook : Paulo César Lacerda de Novais, e pedi também para ser adicionado no grupo . Se alguém tiver tido alguma experiência com essa situação de acumulo de liquido (saliva ) no subcutâneo da pele me informe . Obrigado, abraços à todos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite ! Gostei mto desse blog . Parabéns pela iniciativa, Jon! Paulo Cesar Novaes, achei mto boa a descrição da tua experiência. Tenho um Adenoma pleomórfico no lado direito de 1,5 cm e que deverá ser operado em breve. Estou mto preocupada pois ele é mto profundo e atrás da mandíbula por isso impalpável.. Ele foi localizado em um outro exame de rotina e a médica o achou por acaso.... Minha dúvida é: o MONITOR DE NERVOS DIN é sempre utilizado ou só tivestes a sorte de ter um bom cirurgião e que utilizou no teu caso ? Sou de Porto Alegre. Alguém que se operou nessa cidade sabe me dizer se utilizaram esse monitor ?Desde já obrigada e boa sorte a TODOS pois sei o quanto todos nós precisamos

      Excluir
  20. Boa noite ! Gostei mto desse blog . Parabéns pela iniciativa, Jon! Paulo Cesar Novaes, achei mto boa a descrição da tua experiência. Tenho um Adenoma pleomórfico no lado direito de 1,5 cm e que deverá ser operado em breve. Estou mto preocupada pois ele é mto profundo e atrás da mandíbula por isso impalpável.. Ele foi localizado em um outro exame de rotina e a médica o achou por acaso.... Minha dúvida é: o MONITOR DE NERVOS DIN é sempre utilizado ou só tivestes a sorte de ter um bom cirurgião e que utilizou no teu caso ? Sou de Porto Alegre. Alguém que se operou nessa cidade sabe me dizer se utilizaram esse monitor ?Desde já obrigada e boa sorte a TODOS pois sei o quanto todos nós precisamos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonella, o uso do monitor de nervo é bem comum nesse tipo de cirurgia. Posso te dizer que todos os cirurgiões que visitei antes de operar usavam esse aparelho. Por via das dúvidas pergunte ao seu cirurgião se ele usa, mas é quase certeza que sim, pois ele ajuda bastante a achar o nervo e estimulá-lo no momento da cirurgia.

      Excluir
  21. Gente tenho o mesmo problema e terei que fazer uma cirurgia, poderiam me informar quanto mais ou menos custa essa cirurgia, tenho medo de ser muito caro, pois, minhas condições financeiras são minímas. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  22. Ouvi falar que um cirurgião dentista buco maxilo facial também realiza tal cirurgia.

    ResponderExcluir
  23. Nossa que iniciativa bacana a sua em compartilhar sua experiência e poder interagir com pessoas que estão passando ou passaram pela mesma situação.No meu caso ,é meu filho quem está passando por esta situação,ele tem apenas 15 anos.E desde os 03 aninhos volta e meia aparecia um inchaço no lado esquerdo do rosto dele.Peregrinamos por diversos médicos,e nunca chegavam a uma conclusão.Até que à uns 02 anos atrás percebemos que este "inchaço' estava aumentando e fui procurar ajuda de um cirurgião de cabeça e pescoço.Fizemos tomografia com constrate e Ressonansia magnética também com contraste,onde constou somente como lesão nodular,como se fosse uma massa na parótida.Na realidade fomos a 03 cirurgiões,queria ouvir opiniões diferentes,o primeiro disse que em caso de cirurgia ele poderia ficar com paralesia permanente,o segundo também não foi muito seguro em sua opinião.Até fui por indicação a um outro cirurgião,este que nos disse que terá que ser feita a remoção desta lesão e que meu filho terá uma paralesia facial,porém tratável.Oque já me deixou um pouco menos desesperada.Citou também a falta de sensibilidade que ficara no lóbulo da orelha.Mas,enfim,ainda estamos na fase de liberação da cirurgia por parte do plano de saúde.E foi muito bom encontrar estes relatos aqui.Enfim,achava que isto estava acontecendo somente com meu filho.Volto aqui para contar como foi a cirurgia dele.

    ResponderExcluir
  24. Boa noite .
    Meu nome é Silvania operei um nodulo na parótida esquerda no dia 15/08/2014 fiquei com paralizia na orelha meu rosto ficou muito inchado e senti muita dor estava com muitas duvidas sobre a minha recuperação mais lendo sobre vc tive minhas duvidas esclarecidas obrigada beijs..

    ResponderExcluir
  25. Pessoal como vocês estão hoje ? Vamos publicar no blog do John é muito importante trocarmos informações pois o assunto ainda é pouco comentado, e há poucas informações. John obrigada por compartilhar sua história conosco

    ResponderExcluir
  26. Fiz a biópsia e hoje retornarei a consulta com o oncologista.
    A minha é do lado esquerdo abaixo da orelha, e as pessoas já notam que um lado está maior que o outro.
    E não sei se tem a ver, mas as vezes sinto incômodo no ouvido, é como se irradiasse uma dor bem leve e não é frequente.

    ResponderExcluir
  27. Olá meu nome é Rosangela. ..e eu estou me recuperando de uma cirurgia na parodida. Retirei um tumor que segundo o médico estava no maxilar ja..e estou ainda com o rosto inchado e com a boca um pouco torta quando sorrio..Gostaria muito de saber se é possível voltar minha sensibilidade no pé da orelha e a boca voltar ao normal. .ainda não peguei o resultado da biopsia. .obrigada. !

    ResponderExcluir
  28. Fiz a cirurgia hj 09_10,2015 , escrevendo no mesmo dia uma clinica geral fez estou con muito medo de perder os movimentos do rosto, estaclinicao e n consigo mexer a face perto do olho e testa, n qeria ficar assim sera que vai ficar normal :( a medica disse que nao conseguiu remover tudo pra nao mexer nos nervos mas estou com medo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me chamo lorenzo bagetti makoski

      Excluir
    2. Não fique com medo volta tudo ao normal procure Dr.Jose Speck filho o melhor dos melhores me deixeou perfeita

      Excluir
  29. Estou aguardando autorização para entrar no grupo do facebook. Quero parabenizá-lo pelos seus relatos...estou com uma semana de operada. Retirei o adenoma e a glandula parótida.. estou com uma leve diferença quando sorrio, mas tenho certeza que voltará ao normal. Ainda estou inchada e tomando antibiotico para ver se desincha o edema interno. No mais estou ótima...me alimentando normalmente. Gente...há que se procurar o profissional certo..Cabeça e Pescoço esse profissional se for buco maxilo também é o ideal...

    ResponderExcluir
  30. Ja fiz essa cirurgia de adenoma pleimorfico pela 4 vez fico preocupada pq quase todas as vezes foi anestesia geral a ultima foi agora esses dias estou me recuperando meu rosto esta enxado lado esquerdo material foi encaminhado para exames quero entrar para esse grupo me ajude ai

    ResponderExcluir
  31. Boa noite amigo. Fiz esta cirurgia dia 23/11/15 e hoje esta bem melhor, menos desinchado, mais notei que quando como saia água ainda, tenho que usar uma toalha para não se molhar, alguém sabe dizer se teve isto também?

    ResponderExcluir
  32. Boa noite amigo. Fiz esta cirurgia dia 23/11/15 e hoje esta bem melhor, menos desinchado, mais notei que quando como saia água ainda, tenho que usar uma toalha para não se molhar, alguém sabe dizer se teve isto também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc estanconseguindo movimentar o lado operado?

      Excluir
    2. sim estou tudo tranquilo mais saindo saliva pelo ponto tirado.

      Excluir
    3. sim estou tudo tranquilo mais saindo saliva pelo ponto tirado.

      Excluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Boa noite estou com dois caroços no pescoço um do lado direito e outro do lado esquerdo perto do maxilar e ainda não oq er e eles já são notáveis a olho nu e da pra sentir,e eles não doem alguem poderia me ajudar pelo talvez do qe possa ser?

    ResponderExcluir
  35. Boa noite estou com dois caroços no pescoço um do lado direito e outro do lado esquerdo perto do maxilar e ainda não oq er e eles já são notáveis a olho nu e da pra sentir,e eles não doem alguem poderia me ajudar pelo talvez do qe possa ser?

    ResponderExcluir
  36. Olá. Sou Haline e diagnosticada com inflamação na parotida. Início fiquei apreensiva fiz ultra e agora vou fazer a tomografia com contraste para ter noção certa da lesão. Com diagnóstico certo. Confiança sempre primeiro em Deus e familiares.
    Minha médica muito boa atenciosa esclarecedora, isso já é um grande passo dado.
    Gostei da sua iniciativa pois falar especialistas e uma coisa, saber os verdadeiros sintomas e temores somente quem passa. Força fé.

    ResponderExcluir
  37. Olá. Sou Haline e diagnosticada com inflamação na parotida. Início fiquei apreensiva fiz ultra e agora vou fazer a tomografia com contraste para ter noção certa da lesão. Com diagnóstico certo. Confiança sempre primeiro em Deus e familiares.
    Minha médica muito boa atenciosa esclarecedora, isso já é um grande passo dado.
    Gostei da sua iniciativa pois falar especialistas e uma coisa, saber os verdadeiros sintomas e temores somente quem passa. Força fé.

    ResponderExcluir
  38. Boa noite Meu nome e Moacir!
    Fiz a cirurgia da parótida tirei a glândula com o tumor. Tinha feito pulsão e pelo resultado da pulsa e para maligno, o meu cirurgião de cabeça e pescoço achou estranho pela época que eu percebi já tinha uns nove meses e não teve alterações nenhuma para a minha alegria e da minha família, porque o tipo de maligno que ele falou era um dos mais agressivo. Ele pediu para que eu solicitase a lâmina da pulsão oara o patologista do hospital fizessem novas análise, incrível que pareça o resultado foi o mesmo, fique preocupado tenho uma filha de quatro anos e não saía da minha cabeça Se acontecessem o pior como ela ia ficar, parei um pouco pensei. Tem pessoas que está pior que eu e está feliz então não poderia ficar assim entreguei nas mão de Deus pedir para ele que não seja maligno e que só ele poderia nos ajudar. Graças a Deus correu tudo vem não fiquei com sequelas terei que fazer fisioterapia e ter acompanhamento médico de quatro em quatro meses. A minha cirurgia foi feita no hospital A.C.Camargo (câncer center), cirurgião Dr.André Ywata, excelente cirurgião meu rosto não ficou inchado não sentir dor e com sete dias os pontos foi retirado. Lembrando minha esposa fez uma pesquisa na net, Tinha uma mulher quer fez cirurgia com ele é deixou as seguinte frase. Dr.André Ywata quem faz a cirurgia não é ele, e Deus usando as mãos dele para fazer a cirurgia depois dessa frase não preciso falar mais nada.
    Que Deus nos abençoe
    E que ilumine sempre pessoas que trabalham por amor a profissão e a simplicidade que eles tem como o Dr.André Ywata.
    Deus sempre estará contigo

    ResponderExcluir
  39. Gostaria de saber se você tinha algum sintoma, por causa do adenoma? Eu sinto enjôos, dor de cabeça, muita dor nas pernas, pode estar relacionado com o adenoma, ou você não teve nenhum sintoma!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro colega eu não tive nenhum dessed sintomas

      Excluir
    2. Caro colega eu não tive nenhum dessed sintomas

      Excluir
  40. Boa tarde! Muito interessante o artigo. Fiz a cirurgia agora dia 20-07 - 2016 por inquanto está tudo bem. Quero participar do grupo. Aguardo aprovação.

    ResponderExcluir
  41. Bom dia, me chamo Dário.
    Muito obrigado Johnatan pelo blog e todos os colegas pelo compartilhamento.
    Gostaria de entrar no grupo do facebook tambem.
    Realizei a cirurgia agora dia 01/08 e hoje dia 10 retirarei os pontos.
    Estou evoluindo bem.
    Tenho alguns medos também como todos porém está tudo nos braços divinos e confio nesta entrega.
    Volto para compartilhar e relatar meu caso, senão aqui, pelo grupo do facebook.
    Saudações fraternas !
    Dário L. Santos

    ResponderExcluir
  42. Meu amigo vc me respondeu quase todas minhas duvidas sobre esse assunto ,foi muito bom e esclarecedor .Adenoma ta na minha vida faz 10 anos rsrs tirei um tumor de orbita no olho esquerdo em 2006 cirurgia complicada mas deu certo era um tumor benigno chamado hemagiona cavernoso,nome estranho rs então pelos exames feitos antes da cirurgia do tumor de orbita foi encontrado um tumor na epofece mas era mais um adenoma que esse eu venho tratando reposição de hormonio agora no começo de 2016 encontrei mais um adenoma e esse adenoma é da glandula parotida e tem 20 dia que fiz a cirurgia e remoção desse tumor que media 3,0x2,5x1,5 bem grandinho e graças a Deus deu tudo certo sentir muita dor tomei muito tramal e tiva muito vazamento de liquido no ponto fiquei 10 dias usando curativo pq vazava muito era so conversa e comer e mexer a boca que vazava.mas cicatrizou e agora ta um pouco inchado mas ta bem melhor.abraço a todos e fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  43. Fiz 8 cirurgias de Parótida. Estou com meu lado direito do rosto quase totalmente paralisado. Eu queria conversar com alguém que já tenha passado por essa situação. Meu email é drmvlima77@gmail.com e se houver alguma pessoa que possa me ajudar eu agradeço.

    ResponderExcluir
  44. Estou com adenoma pleomórfico, recebi o resultado há uma semana e já estou realizando os exames pré-operatórios, tenho nos dois lados do rosto, um com 3,5cm e outro com 1,5. Ninguém falou sobre o sofrimento da Punção, eu fiz duas vezes, pois da primeira não teve material suficiente. Eu sofri muito, da primeiro vez, fiquei uma semana sem poder mastigar, o médico não aplicou anestesia e parecia um cavalo, doeu muito, uma dor insuportável e olha que de dor eu entendo. A segunda foi realizada por uma médica muito legal e competente, aplicou anestesia que ardeu um bocado e senti alguma dor na hora do procedimento e muitas dores depois, passei 3 dias sem poder mastigar.
    Fora isso, eu sinto muita dor no molar inferior e no ouvido direito, que é o lado onde o tumor está maior, do lado esquerdo não sinto absolutamente nada.
    O médico solicitou uma parotidectomia superficial, não será total e quando questionei sobre a recidiva, ele falou que opera há 10 anos e que até hoje, nenhum paciente teve recidiva, espero que eu tenha a mesma sorte.
    Obrigada pelo blog e por compartilhar algo tão íntimo e tão difícil, o que hoje mais me preocupa, são as paralisias e depois as marcas, já que farei a cirurgia dos dois lados.
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  45. boa tarde..meu nome é Claudia fiz minha cirurgia dia 17/11/2016...
    estou no quarto dia... o local do dreno ainda vaza... rosto muito inchado... previsao retirar o curativo ainda uns 12 dias.. cirurgia tranquila. . duas horas e meia. . tumor profundo. . entao acordei dolorida... segundo dia bem pior pra dormir... hj estou com dor... tomando remedios.. muito inchada... sem sequelas. .. so a orelha q esta neutra kkkkk... logo volta...
    hj ta bem mais inchado.. vazou um pouco de liquido...
    nao vejo a hora desta fase passar..
    desejo muita sorte a todos. ..
    ahh qdo fiz a punção nao senti tanta dor assim.... é suportavel.

    ResponderExcluir
  46. Boa tarde tenho filho de quatro meses q tem um líquido glândula dá parodida tem q fazer cerurgia,já tá marcado pro dia vinte cinco será que é perigoso?Tô muito preocupada

    ResponderExcluir
  47. bom dia meu nome e dinair fiz uma cirurgia em 2014 ha dois anos atras do lado esquerdo da glâdula parodida tive uma paralizia facial.olho lagrimejando ardinha muito com ha craridade da luz nao piscava minha boca ficou meia torta mas agora graças ha Deus voltou tudo o normal so ha pontinha da orelha que e dormente ainda e agora em 2017 dia 04/01 fiz do lado direito graças ha Deus nao tive nada tirando ha dormesa na olheia ta com 22 dias ja cicatrizou bastante mas bem atras da orelha bem no pezinho ainda nao e neste local vaza ainda pricipalmemente se mastigo algo mais duro ou se movimento muito com o pescoço na cicatris ta meio inchado ainda.sera que e normal esse vazamento ja que nao tive esse poblema de vasamento no outro, ha minha boca fica muito seca tenho que tomar muita aguá.e tbm tenho muita dor de cabeça,meu medico disse que tem posibilidade de voltar mas eu Creio em Deus que nao vai voltar nunca mais em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Já faziam mais de 10 anos que nesta região eu tinha um caroço no pescoço. Sempre perguntei aos médicos o que eles achavam. A resposta era sempre a mesma: deve ser uma "ingua" calcificada... Bem, decidir exigir um ultrassom da região. E adivinha? A notícia foi assustadora, e agora preciso decidir se faço a cirurgia ou não...

    ResponderExcluir
  50. Olá, me chamo Camila. Em breve vou passar pela cirurgia de Parotidectomia. Fui diagnosticada com um tumor na parótida esquerda. Estou com um pouco de medo, principalmente das sequelas após a cirurgia. Gostaria de saber se o rosto de quem retira toda a parótida fica muito deformado e como é a recuperação dos movimentos da face após a retirada total.

    ResponderExcluir
  51. Olá, fiz minha cirurgia para retirar um adenoma pleomorfico benigno de cerca de 2cm de diametro, que se localizava na altura do lobulo da orelha direita... Estou no 5° dia de pos operatorio e vou deixar meu parecer... A cirurgia foi realizada em hospital público de Florianópolis, entrei as 15:30 na mesa de cirurgia e cheguei no quarto do hospital as 19:40, as 09:00 da manha do outro dia ja estava de alta... A cirurgia foi bem feita, sai do centro cirurgico com um caninho no pescoço, responsavel por remover o excesso de sangue residual da cirurgia. Após a cirurgia não consegui abrir muito a boca, no primeiro dia começou o inchaço que dura até agora, a sensação é de estar com carie em pelo menos uns 5 dentes de tras no lado direito, estou tomando somente torsilax q me ajuda bastante, porem a dor é constante, não muito agressiva, mas constante, também perdi a sensibilidade de metade da orelha, mas da face estou quase 100%, afeteou muito pouco... semana que vem vou tirar os pontos... O parecer final é que eu achei que o pos operatorio seria pior, tirando o inchaço gigante o resto nao incomoda.

    ResponderExcluir
  52. Estou com 5 meses de operada, o meu nódulo estava com 4 cm, saí da sala​ de cirurgia, sentindo somente a orelha, porém o rosto totalmente dormente, o médico falou que havia sido muito profunda a cirurgia, sentia dor somente na primeira semana, porém ficou saindo uma água, acho que saliva, durante aproximadamente uns 45 dias, todas as vezes que eu bebia ou comia algo, ficava escorrendo, precisava trocar logo o curativo, depois desse período parou, agora o inchaço do rosto, continuo com o rosto inchado, claro que bem menos, mas ainda não voltou ao normal, já estou recuperando a sensibilidade, está quase totalmente sem a dormência, sinto muita sensibilidade na cicatriz, Fui operada em Passo Fundo RS, no HSVP, o cirurgião muito bom o Dr. José Sperry Júnior, não precisou de aparelho monitor de nervos, tudo deu certo. A recuperação é lenta, mas é bem tranquilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!! Como vc está agora?? Meu risro está inchado só perto da cicatriz!! Acho q fiz a cirurgia com mesmo médico q vc!! A minha foi 4 setembro 2018

      Excluir
  53. Estou com 5 meses de operada, o meu nódulo estava com 4 cm, saí da sala​ de cirurgia, sentindo somente a orelha, porém o rosto totalmente dormente, o médico falou que havia sido muito profunda a cirurgia, sentia dor somente na primeira semana, porém ficou saindo uma água, acho que saliva, durante aproximadamente uns 45 dias, todas as vezes que eu bebia ou comia algo, ficava escorrendo, precisava trocar logo o curativo, depois desse período parou, agora o inchaço do rosto, continuo com o rosto inchado, claro que bem menos, mas ainda não voltou ao normal, já estou recuperando a sensibilidade, está quase totalmente sem a dormência, sinto muita sensibilidade na cicatriz, Fui operada em Passo Fundo RS, no HSVP, o cirurgião muito bom o Dr. José Sperry Júnior, não precisou de aparelho monitor de nervos, tudo deu certo. A recuperação é lenta, mas é bem tranquilo.

    ResponderExcluir
  54. Boa tarde, eu a uns 10 anos atrás, eu fiz está cirurgia, a qual foi retirado o tumor, mais por estes dias eu percebi que quando eu como alguma coisa doce o lugar onde tinha a falando se contrai e fica duro e dolorido, será q voltou?
    Ou será q isso é normal?

    ResponderExcluir
  55. Nossa! Muito obrigada por sua partilha. Vou entrar nesta luta. Tirei este adenona por 2x (por dentro). Mas voltou e agora tudo indica que vou enfrentar a para parotidectomia. Não é fácil aceitar, muito menos passar por isto.

    ResponderExcluir
  56. Estou nessa também. Adenoma pleomórfico jâ com 43 mm. Farei a cirurgia fim de maio. Está no lobo profundo da parótida.
    Grata pelas informações.

    ResponderExcluir
  57. Fiz minha cirurgia no dia 04/09, está bem inchado perto da orelha, não sinto a orelha e meu rosto perto da boca também está bem sensível, estava com muito medo,adiei minha cirurgia 2 x até q li o comentário de vcs, criei coragem e agendei, fiz com o Dr José speck filho, peguei 14 dias de licença,

    ResponderExcluir
  58. Oi!! Hoje está fazendo 23 dias da minha cirurgia,meu olho direito escorre lágrimas e as x fica ressecados!! Está bem cicatrizado, mas está inchado perto da cicatriz !! Gostaria de saber como vcs estão agora!!

    ResponderExcluir
  59. Olá, me chamo Diego, fiz a cirurgia para retirada da parotida, lado esquerdo, medindo. 4 cm, recebi anestesia geral, o médico cirurgião de cabeça e pescoço usou o aparelho que monitora o nervo facial,graca a Deus a cirurgia foi ben sicesuce e sem sequelas nervo fácil. Fiz omteo a cirurgia, 25/02/18 no hospital otorrinos com Dr. lucoL Noleto.

    ResponderExcluir
  60. Corrigindo, o tumor estava localizado no lado direito. Sinto bastante dores e não foi preciso o uso do dreno.

    ResponderExcluir
  61. Boa noite, me chamo Adeline. Tenho algumas dúvidas pois estou passando por uma situação de inchaço na parótida direita. Fui ao médico em um 24h pois meu rosto inchou e cheguei achar q fosse caxumba, mas deu negativo no exame.
    Então a médica me encaminhou para um especialista que solicitou um ultrassom ( sendo meu problema do lado direto e na ficha de exame pedia do lado esquerdo rsrs prestou muita atenção em mim) fiz o ultrassom. Tendo o resultado voltei ao médico, ele me disse para desconsiderar o que estava no exame e que um antibiótico resolveria. Tomei o antibiótico de amoxicilina e clavulanato sendo total 1000 mg, o caroço diminuiu após uma semana do antibiótico está crescendo novamente. Toda essa história tem um mês. Não sei o que fazer

    ResponderExcluir