terça-feira, 14 de agosto de 2012

40º Festival Internacional do Folclore de Nova Petrópolis

No domingo, dia 12, além de dia dos pais, a 40ª edição do Festival Internacional do Folclore de Nova Petrópolis se encerrava. A minha participação no evento foi do dia 4 ao dia 11 de agosto, na tradução e acompanhamento dos grupos californianos Sabor de Mexico e Sabor de Salsa.

É com grande alegria que trago bons relatos dessa minha última experiência.

Devido ao contato de bons amigos (sempre é bom ter amigos, haha), consegui uma vaga de tradutor no Festival do Folclore, lá em Nova Petrópolis. Primeiramente o meu interessa era exclusivamente curricular: eu tinha certeza que minha participação no festival seria um ponto positivo no meu currículo. Mas, no decorrer do evento, percebi que, além de mais uma importante linha no meu currículo, estava adquirindo uma grande experiência de vida, e o melhor: em inglês.
Já sabia que, para ter um bom inglês, não é necessário viagens para o exterior e coisas do tipo. Porém, vi em mim uma virada radical no meu aprendizado da língua inglesa. Não precisei de viagens ao exterior e aulas de cursinho para aprender a língua, mas esse contato intenso de uma semana me obrigando a utilizá-la foi um marco para mim. Era o próximo passo que eu precisava. Eu adquiri confiança.

Ainda fiz grandes amigos: os americanos, a outra tradutora e todo o pessoal da prefeitura municipal de Nova Petrópolis.

Estou extremamente agradecido a Deus, às pessoas em cujas casas dormi e à organização do festival pela oportunidade de participar como tradutor. Também sinto-me confiante ao falar inglês, e, de quebra, como os grupos cultivavam tradições folclóricas mexicanas, estimulado a aprender espanhol.

Para finalizar, vou deixar um vídeo que fiz num dos dias do evento enquanto um grupo do Egito dançava no meio da Rua Coberta de Nova Petrópolis.


Diferente o som, né?

Thanks for reading. See you later, guys!

Galeria de fotos do Sabor de Mexico e do Sabor de Salsa: http://festivaldefolclore.com.br/pagina.php?cont=galeriaDet&sel=11&cat=257
Website do Sabor de Mexico: http://www.gruposabordemexico.org/index.html

2 comentários:

  1. Adorei! :)

    Fico feliz quando vejo alguém que continua escrevendo, porque eu por alguma razão abandonei o meu blog faz muito tempo.
    Esse festival me fez tão bem que eu não tinha nem palavras pra descrever, e no fim não escrevi nada.

    Continue escrevendo, e parabéns pelo blog!

    ''a outra tradutora'' HAHA querido!

    ResponderExcluir
  2. Juuu!

    Que bom que tu leu o artigo. Eu queria muito que tu visse! :)

    O festival foi demais, de verdade. Foi um marco na minha vida!

    Espero que possamos estar juntos em outras! ;)

    E eu favoritei teu blog aqui pra checar continuamente até que tu atualize ele! :DDD

    Beijos, querida!

    ResponderExcluir