domingo, 23 de setembro de 2012

Aluno agride professora em Santos (SP)

(em 1:20, o aluno atira os papéis da mesa da professora no chão)
(em 2:25, o aluno apaga as anotações do caderno da professora, e logo após a agride)


De acordo com Charles Nisz, no Yahoo!:
Devido a uma discordância por causa da nota de um trabalho, um aluno de 15 anos e uma professora de Inglês protagonizaram uma briga dentro da sala de aula, no Colégio Santa Cecília, em Santos (SP). O aluno agrediu a professora e um dos alunos gravou o incidente. As cenas foram parar na Internet.
O aluno admite que errou ao pegar o diário de classe e apagar as notas dos trabalhos, mas alega ter sido agredido pela professora. Nas cenas, ele fica descontrolado e precisa ser contido pelos colegas. O advogado da família diz que "o aluno está abalado e que estão sendo estudadas possibilidades de entrar com processo judicial contra a professora e contra a escola". A professora não quis comentar o caso.
Por meio de nota, o Colégio Santa Cecília respondeu que, "sempre comprometida em agir com justiça, a escola abriu procedimento disciplinar interno para apurar as responsabilidades, garantindo aos envolvidos o direito ao contraditório e da ampla defesa. Após apresentação das manifestações, a escola decidirá sobre as eventuais penalidades a serem aplicadas.
Cautelarmente, os envolvidos estão afastados, aguardando o resultado da apuração. Conhecemos a trajetória e o comportamento da professora, que sempre mereceu nosso respeito, e o histórico do aluno, assim como as versões dos que estavam presentes".
Tendo assistido ao vídeo e lido a notícia. tenho uma coisa a dizer a todos os alunos: não é legal quando um aluno desrespeita o professor, estão entendendo? É muito humilhante um aluno xingar o professor. Quando algum colega seu fizer isso, reprove! Não fique feliz, dando risada. É ridículo! Porque isso pode encher de coragem o aluno mal educado a cometer essas barbaridades que vocês viram no vídeo. Por mais errado que o professor esteja, xingá-lo e humilhá-lo não vai resolver. Leve o caso até à diretoria e resolva como alguém educado. Aos professores: quando algum caso desses acontecer com você, por favor, tome as medidas necessárias para que não se ocasione maiores constrangimentos.

Este caso me parece mais um em que o aluno não sofrerá as consequências merecidas por seu erro. Principalmente por causa de sua família, que, segundo à notícia, processará a professora e a escola. Eu não vi nenhuma agressão ao aluno como este afirma; eu vi a professora tentando resgatar o seu caderno das mãos do aluno, que estava apagando as anotações da professora. Então, seus pais resolvem defender seu filho e criar mais um aluno delinquente. Pais: disciplinem seus filhos! Dê valor à palavra do professor.

Quanto à escola, agiu como eu esperava. É mais uma escola particular onde quem manda são os pais. A professora foi afastada e o aluno também. Só pelo fato de o aluno ter tirado o caderno da professora e jogá-lo no chão já é motivo para uma suspensão e conversa com seus pais. Bom, acredito que a escola não assumirá o lado de sua professora, ainda que ela sempre tenha sido respeitosa, como dito pela escola na  notícia.

Já sabemos que precisamos de uma educação melhor no Brasil. O próximo passo é resgatar a dignidade dos nossos professores, remunerando-os melhor e, principalmente, devolvendo-lhes o respeito devido, pois casos como esse são inadmissíveis.

INÍCIO  DA ATUALIZAÇÃO 25/09/12

O Colégio Santa Cecília publicou em nota oficial:

"Segundo prevê o Regimento da Escola, o Conselho de Classe se reuniu sexta-feira (21/9/12) pela manhã, para deliberar a respeito do processo disciplinar desenvolvido, em reunião que contou, inclusive, com a presença do advogado do aluno. Após constatar que foi concedido ao aluno irrestrito exercício ao contraditório e à ampla defesa, considerando as imagens existentes, a versão e a defesa apresentadas pelo estudante, que foi subscrita por seu advogado, o Conselho decidiu, de forma unânime, pela aplicação da penalidade de transferência compulsória, por entender que os atos praticados significaram falta gravíssima à luz do Regimento."
A direção do Colégio Santa Cecília informa que a professora envolvida no ato de insubordinação da parte de um aluno de 15 anos, do 1º ano do Ensino Médio, ocorrido no último dia 13/9/12, encontra-se de licença médica e, ao término do período da licença, ela voltará às atividades profissionais normais.

Confira a nota na íntegra: http://www.colegio.unisanta.br/Noticia.aspx?id=75.

A atitude da direção do colégio merece ser parabenizada. Agiu conforme o decoro de um colégio que preza por uma educação de qualidade.

Fico feliz pela resolução do caso, e nem tão feliz porque sei que inúmeros acontecimentos desta ordem se repetem diariamente no Brasil.

FIM DA ATUALIZAÇÃO 25/09/12

Compartilhe o post. Passe-o adiante! E o mais importante: discuta o assunto. Mais do que nunca, a relação professor-aluno precisa ser debatida.

Obrigado pela leitura.

Um comentário:

  1. Avalia o Professor

    Avalia o Professor... O site em que é o Aluno a avaliar o professor... Tens algum professor que mereça a tua homenagem?... Este é o sitio indicado...

    ResponderExcluir