quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Riograndenser Hunsrückisch


Foto: Poliana Einsfeld
Há um ano venho visitando a Serra Gaúcha, mais precisamente na cidade de Nova Petrópolis. E, desde então, entrei em contato com um novo mundo. Além de conhecer as belezas dessa cidade linda, conheci uma cultura diferente: a cultura do dialeto Hunsrückisch, um dialeto que surgiu com a colonização alemã na região da Serra Gaúcha e Vale do Rio dos Sinos.

Certa vez, numa das minhas idas a Nova Petrópolis, entrei em um bazar para comprar algum presentinho ou lembrancinha da cidade. De repente, começo a ouvir uma língua estranha com um timbre de voz infantil. Olho para o lado, e vejo uma criança de cerca de 5 anos conversando com a mãe em Hunsrückisch - língua que até então eu desconhecia.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Proposta do blog

Há muito tempo tenho o interesse de ter um espaço onde eu possa escrever meus pensamentos, aqueles de um licenciando em Letras - Português e Inglês, aqueles de alguém que ama educação. Eu tenho algumas coisas escritas em gavetas, em arquivos de texto espalhado por pastas, pen drives e tenho a ideia de escrever mais. Portanto, vou tentar transformar em publicações deste blog todos os pensamentos sistematizados que eu tiver sobre educação, línguas e coisas a ver com essas minhas áreas de interesse. E eu escolhi o nome "Aluno Jon", pois acredito que todo professor é um aluno¹. E, com isso em mente, as publicações do presente blog serão baseadas em aprendizados, conclusões, opiniões e dúvidas de minha autoria.

Não sei qual será o nível de abrangência deste blog: ainda desconheço quem o lerá e onde ele chegará; o que me interessa é que o compartilhamento das minhas ideias estimule o pensamento, incite discussões e, porventura, ajude a formar opiniões. Não pretendo respeitar religiosamente uma periodicidade, mas minha vontade é de escrever frequentemente.

Que se inicie o blog!

Jonathan Zotti da Silva

¹ Publicação da frase usada como lema deste blog.